Acesso a Intranet

Artigos

"Se voce não mudar nada muda" Check List de uma propriedade

Este artigo serve para você fazer uma avaliação de sua fazenda, do seu negócio. Aqui exporemos os pontos básicos e principais que devem ser analisados individualmente. Onde sua propriedade tiver pontos fortes você deve reforça-los. Onde os pontos forem fracos devem ser corrigidos.
   
Em 1686, Isaac Newton estabeleceu em seus Princípios Matemáticos da Filosofia Natural três leis simples.

  1. Se nenhuma força atuar sobre um corpo, este permanece imóvel ou se move de maneira uniforme e retilínea.
  2. A aceleração de um corpo é proporcional à força que age sobre ele.
  3. Para toda força aplicada ou ação, sempre há uma força igual ou reação que atua na direção oposta.

Na propriedade rural podemos utilizar estas três leis para a seguinte analogia:

  1. Se você não atuar sobre sua fazenda com programas de trabalho específicos para cada tarefa, planejamento em onde atuar, quando atuar, de que maneira atuar, você estará deixando como está para ver como fica. Nada de novo ocorrerá. Existe uma frase popular que diz: ¨Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve¨.
  2. Um grande erro é pensar que obterá resultados diferentes na sua propriedade, fazendo sempre a mesma coisa, ou que os resultados terão evolução. Então é preciso dar foco nas ações, força e dedicação nas tarefas para se obter resultados positivos.
  3. A terceira lei, podemos interpreta-la no que diz respeito ao homem que é o principal influenciador para respostas de produção do animal. Se atuarmos sobre os trabalhadores somente com poder de mando sem dar-lhes motivação, treinamento, educação e capacitação, todos os resultados do negócio tenderão a serem negativos. Se ao contrário agirmos motivando, treinando aperfeiçoando-os em suas tarefas para incorporarem o que lhes foi ensinado podemos reverter os ensinamentos em reações positivas e proativas e a tendência dos resultados serão positivos.


Neste início de ano faça uma reflexão empresarial analisando sua propriedade ponto a ponto no que diz respeito aos trabalhadores (desde você como administrador até os peões da fazenda). Faça uma avaliação de como estão as máquinas para suporte às ações na propriedade. Como estão os animais que dão lucratividade à sua fazenda, e em específico o ambiente de produção.
Para você flexibilizar seu negócio e obter mais lucro é preciso profissionalizar a produção de leite ou de bezerros. Basta um erro em um dos fatores de produção para obtenção de resultados negativos.

    
Para a avaliação da sua fazenda cada tópico exposto nos fluxogramas terá  que receber uma nota dada por você e que varia de um a cinco. Um significa péssimo, Dois significa ruim, Três significa bom, Quatro muito bom e Cinco excelente. A análise do fator homem terá que ser isenta de preconceitos e julgamentos, dos outros fatores, terá que ser de maneira espontânea e verdadeira.

    
Em geral, ficamos presos às crises, enquanto o planejamento é sugado pelas trivialidades e desperdícios. Isso acaba produzindo mais crises. A solução para quebrar esse ciclo é se concentrar nos assuntos importantes.
Primeiro planeje o seu tempo e, depois, o trabalho. Organize seu dia em blocos e estabeleça prioridades. Imagine outra forma de lidar com assuntos de menor importância: delegue, reorganize, elimine ou simplesmente deixe para fazer depois. Enfim, não adianta tentar fazer o tempo se expandir, porque isso não vai acontecer. O melhor é aprender a gerenciá-lo.

Há uma estória que conta que um fazendeiro desanimado com a crise e a instabilidade da cadeia de produção, a cada dia que passava, menos motivação com a fazenda com os animais e com o trabalho ele ficava. Com isso deixou de fazer as tarefas programadas, visitava menos os setores da fazenda, deixou de acompanhar os colaboradores, enfim dava menor assistência ao negócio. Quanto mais o tempo passava mais desmotivado ficava.

Um dia andando pelo quintal da fazenda notou que havia muito lixo e sem pretensão chutou uma garrafa. Dela saiu um gênio, dizendo que estava ali para ajuda-lo; mas que ele teria apenas um pedido para ser feito. O fazendeiro não pensou duas vezes. Pediu imediatamente uma fazenda organizada, produtiva e rentável. O gênio tirou de seu bolso um pequeno saco com um pó dourado; dizendo: Tome este saco com o pó dourado e todos os dias do ano sem falhar um só dia, vá a cada setor de sua propriedade, jogue um pouco do pó e estará iluminado para tomar decisões administrativas corretas. Neste mesmo dia ao inspecionar uma pastagem, sentado em um cupim, após jogar um pouco do pó dourado, notou que esta precisava de reformas. No dia seguinte constatou que podia descartar algumas vacas que não estavam prenhas e também não tinham cria ao pé, assim fez o primeiro serviço reformando a pastagem; ao passar um ano estava com a fazenda toda organizada e o pó dourado estava acabando. Preocupado voltou ao quintal para ver novamente o gênio, ao qual não encontrou. Ficou um pouco ali até que foi iluminado, notando que o importante fora a sua presença na fazenda; administrando, reforçando o ditado que o “O olho do dono é que engorda o boi”.
 Existe também uma fábula sobre a verdade onde Deus e o diabo, estavam passeando juntos quando Deus apanhou no chão um pedaço de papel.
O que está escrito aí¨? Perguntou o diabo.  “A verdade”, respondeu serenamente Deus. “Então passe-a para cá¨falou o diabo impaciente. ¨Eu a organizarei para você.¨

Esta fábula nos mostra que devemos delegar somente a quem tem capacidade e responsabilidade não sendo assim o diabo organizará e tomará conta para você.

Administre seus custos relacione os aspectos financeiros da sua propriedade em períodos anuais. Separe tudo em orçamentos detalhados. Estabeleça um plano para administrar os gastos.
Determine que recursos (monetário, humano, material, assistência técnica) serão necessários para cada conjunto de atividades da propriedade.
Em todos os negócios os riscos existem e precisam ser gerenciados. Para isso, adote o modelo usado nas grandes empresas e comece identificando os riscos e tentando prever de onde eles podem vir. Há riscos relacionados à doenças do rebanho, a questões financeiras, à atividade em específico, a catástrofes de força maior como queimadas,ausência de chuvas, falência de fornecedores e compradores entre outros.
Para a avaliação da sua fazenda cada tópico exposto nos fluxogramas terá  que receber uma nota que varia de um a cinco. Um significa péssimo, Dois significa ruim, Três significa bom, Quatro muito bom e Cinco excelente. Onde sua propriedade tiver pontos fortes você deve reforça-los. Onde os pontos forem fracos devem ser corrigidos.
Planeje, desenvolva o seu projeto, controle custos e rendas, avalie a viabilidade técnica e econômica de cada atividade.
¨Se você não mudar nada muda¨.     

 

Waldson Costa
Médico Veterinário
Nutroeste Nutrição Animal

CLIQUE AQUI PARA VER O CHECK LIST I
CLIQUE AQUI PARA VER O CHECK LIST I
CLIQUE AQUI PARA VER O CHECK LIST II
CLIQUE AQUI PARA VER O CHECK LIST II

 

« voltar